1° Período
TP1
O que é o Belo?
Falar sobre o ‘’belo’’ é difícil, pois além de relativo (algo muito pessoal) é também muito abrangente.
Para mim o ‘’belo’’ é algo sutil. Muitas vezes presente em detalhes que deixamos passar despercebidos. Estamos sempre cercados dessa riqueza, mas devido á rotina agitada e a tecnologia que nos cega, muitas vezes não nos permitimos enxerga-las, e foi isso que tentei fazer. Capturar detalhes presentes em nosso dia a dia que deixamos de analisar e dar o devido valor, principalmente os presentes na natureza.
Clique nas imagens.

Essa foto foi tirada na minha faculdade (Unileste), no intervalo entre aulas. O superzoom deixa explicito a beleza que há nas asas de uma simples borboleta que cruza nosso caminho. Um animal tão pequeno, que para alguns é apenas um ser insignificante, passageiro e comum, mas que contém uma beleza inigualável se analisada suas cores e formas.

Rosas são sempre iguais. Brancas, vermelhas ou amarelas, são sempre associadas ao amor, a momentos bons, e o preto e branco vem com o intuito de quebrar essa expectativa. O tom fúnebre contido na foto nos demonstra que mesmo ‘’objetos’’ relacionados á positividade podem ser revertidos em sentimentos de angustia, mas sem deixar de perder sua beleza natural, que acaba nos trazendo um certo conforto.

Todos os dias o Sol, com sua imensa grandeza, se põe e deixa a Lua brilhar. Essa transição, seja o pôr ou o nascer do sol, está presente em nosso dia a dia. Mas nossos olhares, que estão sempre voltados para telas de celulares e computadores, se esquecem de erguer e enxerga a imensidão que nos banha. O principal significado está por trás do tom alaranjado presente na foto, que esta associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.
O novo Belo.
É evidente que o meu conceito sobre o ‘’belo’’ mudou. A partir da leitura do texto de Katia Canton (Prefácio - Sobre Arte Contemporânea), cheguei à concusão de que o ‘’belo’’ é construído a partir de momentos.
‘’A arte não deveria ter autoria, nem passado ou o futuro, apenas a ação do momento presente.’’
Clique nas imagens.

A pureza no olhar e no sorriso de uma criança é perceptível até mesmo através de uma foto. A alteração da matriz e saturação trouxeram vitalidade a cor e a expressão de minha prima. A leveza e paz que essa imagem transmite, releva para mim que um momento breve de descontração pode conter em suas entrelinhas uma beleza inigualável.

As rugas na testa do meu bisavô representam suas marcas do passado, e essa foto foi tirada no momento em que ele as relembrava juntamente a um amigo que não via há anos. A edição da foto (contraste, brilho e saturação) deixaram essas marcas ainda mais transparentes, e a beleza se encontra por trás delas. Das histórias e marcas de expressões que trazemos conosco durante a vida.

O sorriso é um riso silencioso, que expressa alegria, que expressa a alma. É incrível como através de uma foto seja possível sentir isso. Através do movimento foi possível retratar a felicidade da minha irmã e minha cadelinha ao brincarem. Um momento aparentemente comum, mas que além do significado pessoal, trás uma bagagem de sentimentos bons e pureza.
''A arte precisa ser plena de verdade, refletindo o espítito do tempo, com a visão, o pensamento e o sentimento das pessoas em seus momentos''. Katia Canton
Referência de Fotógrafos
Clique nas imagens.



Introdução à Arquitetura e Urbanismo - Arte e Estética
TP3
TP1
Caderno de desenho.
Clique nas imagens.


Urso de pelúcia

Árvore de madeira

Estrela de Davi

Meu guarda roupa

Céu

Gotas d'água

Árvore

Coruja
Comunicação I - Desenho de Expressão e de Observação
Comunicação II - Informática Aplicada à Arquitetura
TP1
Aula de introdução ao Photoshop.
Clique nas imagens.


